top of page
  • Nathanael Modesto

Escolhendo o tratamento para o câncer de próstata localizado de baixo risco.


O que é câncer de próstata localizado de baixo risco?

É o câncer de próstata que cresce muito lentamente e fica localizado apenas na próstata, sem espalhar para os tecidos vizinhos. Este tipo de câncer de próstata geralmente não leva à morte. Nessa situação muitos homens morrem de outros problemas médicos, como doenças cardíacas, e não de câncer de próstata.

No entanto alguns cânceres de próstata localizados de baixo risco podem progredir e levar à morte se não forem tratados. Infelizmente, até o momento os médicos não sabem ao certo quais cânceres de próstata localizados de baixo risco nunca causarão problemas e quais são mais graves. Novas pesquisas mostram que no futuro será possível ter melhores informações a esse respeito.

Quais são as opções de tratamento para o câncer de próstata localizado de baixo risco?

Em geral, a maioria dos homens pode escolher entre os seguintes tratamentos diferentes para o câncer de próstata localizado de baixo risco:

Vigilância ativa - Homens que escolhem essa modalidade de acompanhamento não recebem tratamento para o câncer imediatamente. Mas o médico fará exames e testes regularmente para verificar se o câncer está crescendo. Caso isso aconteça, os homens então serão submetidos ao tratamento ativo. Muitos, mas nem todos os homens que escolhem a vigilância ativa acabam tendo tratamento para o câncer em algum momento posterior.

Prostatectomia radical - cirurgia para remover a próstata.

Radioterapia - a radiação é aplicada com objetivo de matar as células cancerígenas. As pessoas podem receber radioterapia de duas maneiras diferentes:

• Radioterapia externa - a radiação vem de uma máquina que está fora do corpo. As aplicações são realizadas diariamente por 4 a 8 semanas.

• Braquiterapia - a radiação vem de uma fonte de radiação que é colocada dentro da próstata. Isso envolve um tratamento de 1 vez.

Alguns homens, especialmente os mais velhos e com doenças graves, podem optar por não fazer nada disso. Em vez disso, eles podem escolher a "observação vigilante". Na observação vigilante não se fazem exames ou testes regularmente, mas é realizado o tratamento dos sintomas, caso ocorram.

Como escolho entre os diferentes tipos de tratamentos?

Primeiro, certifique-se de entender todos os fatos sobre a doença e suas possíveis escolhas. Esclareça com o seu urologista todas as dúvidas que você tenha. Em seguida, para lhe ajudar na sua decisão, pense em como se sente em relação aos seguintes problemas:

Como o tratamento é realizado

Benefícios do tratamento - Com vigilância ativa, os homens podem evitar os efeitos colaterais da cirurgia ou da radiação pelo maior tempo possível. Com cirurgia e radioterapia o câncer é tratado imediatamente antes que cresça ou se espalhe.

Desvantagens e efeitos colaterais do tratamento - Os homens que escolhem a vigilância ativa precisam ser acompanhados e monitorados com exames e biópsias por seu médico por um longo período, possivelmente pelo resto de suas vidas. Outro ponto negativo da vigilância ativa é a preocupação com o diagnóstico do câncer. Além disso, às vezes, o câncer cresce rapidamente e fica mais difícil de tratar.

Cirurgia e radioterapia podem causar problemas com a ereção. Com a cirurgia, esse problema geralmente acontece precocemente. Com radioterapia esse problema pode acontecer mais tarde. A cirurgia pode causar incontinência urinária, que é a perda involuntária de urina.

A radioterapia tem efeitos colaterais a curto e longo prazo. A curto prazo pode causar problemas intestinais (como evacuações freqüentes) e problemas com a micção (necessidade de urinar frequentemente ou dor ao urinar). A longo prazo a radioterapia também pode provocar incontinência urinária.

Como o tratamento pode afetar sua vida sexual - Vigilância ativa geralmente não afeta a vida sexual do homem. Mas a cirurgia e a radioterapia podem causar problemas na obtenção ou manutenção de uma ereção. Caso esses problemas ocorram existem tratamentos (medicamentos ou dispositivos) que podem ajudar.

Seu tratamento também pode depender da sua idade e saúde geral. Por exemplo, homens mais jovens em boa saúde geralmente escolhem cirurgia. Os homens mais velhos, especialmente aqueles com outras doenças, podem escolher radioterapia ou vigilância ativa.

Quais são as chances de meu câncer voltar após o tratamento?

Para o câncer de próstata localizado de baixo risco, após o tratamento com cirurgia ou radioterapia a chance do tumor voltar é muito baixa. Diversos estudos apontam pra maior chance de cura com tratamento cirúrgico.

Como eu converso com meu médico para tomar uma decisão?

Para tomar uma decisão tenha todas as dúvidas sobre os diferentes tratamentos esclarecidas. Então ouça o que seu médico urologista tem a dizer sobre suas experiências com homens que tiveram situações semelhantes às suas e se há alguma limitação para seu caso. A melhor opção de tratamento é sempre definida de forma conjunta com seu urologista.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page